Comitiva brasileira desembarcou no Chile no domingo (4); ao todo, 17 acordos serão assinados.
O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, acompanha o presidente Lula em viagem oficial ao Chile e assinou acordos, junto ao governo do país vizinho, por minerais e combustível de aviação, de olho na transição energética.
Um dos acordos firmados é uma carta de intenções para cooperação na exploração de minerais estratégicos para a transição energética.
A ideia é facilitar o intercâmbio de conhecimentos técnicos e tecnologias entre os países, além de outros níveis de parceria. Assinam o documento Silveira e Aurora Willians Baussa, ministra de Minas do Chile.
Também foi celebrada uma declaração conjunta para a criação de um grupo de trabalho sobre combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês). Assinam Silveira e o ministro de Energia chileno, Diego Pardow.
Entre outros objetivos, o GT visa compartilhar práticas regulatórias e de mercado para promoção e adoção do SAF como alternativa de descarbonização do setor aéreo.
Estes são dois de 17 acordos bilaterais que serão fechados entre o Brasil e o Chile. O presidente Lula desembarcou no país vizinho no domingo (4). Nesta segunda (5), encontra o presidente Gabriel Boric.