“Petrobras sanou todas as dúvidas do Ibama”, disse o ministro, tendo em vista que a companhia busca a liberação para exploração de poço de petróleo localizado na Bacia da Foz do Rio Amazonas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira (8) que está otimista quanto à possibilidade de o governo destravar neste ano a exploração de poço de petróleo localizado na Bacia da Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial.
A expectativa do ministro se deve ao fato de que, na avaliação dele, a Petrobras “sanou todas as dúvidas” do Ibama.
“Tenho confiança de que a exploração da Margem saia este ano. Petrobras sanou todas as dúvidas do Ibama. Isso não é uma questão ideológica, é uma questão mercadológica”, disse o ministro.
O tema está travado desde o ano passado, quando técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinaram um parecer no qual recomendaram manter a negativa à emissão de uma licença ambiental para a perfurar o poço em questão.
Questionado sobre a possibilidade de o Ibama apresentar novos entraves, Silveira minimizou. “Eu espero que os entraves apresentados estejam em acordo com a legislação”, disse.
O assunto tem colocado Ibama e Ministério do Meio Ambiente em lado oposto ao do Ministério de Minas e Energia e da , que defendem a exploração de petróleo na região.
Há alguns meses, o assunto preocupa o Palácio do Planalto porque também tem gerado repercussão negativa entre a bancada do Amapá no Congresso. O motivo é que os senadores e deputados do Estado veem essa operação da como uma oportunidade para o crescimento econômico da região.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/01/08/tenho-confianca-de-que-a-exploracao-da-margem-equatorial-saira-neste-ano-diz-silveira.ghtml