Silveira diz que transição energética depende da mineração

Ministro de Minas e Energia afirma que energia renovável, baterias e eletrificação exigem minerais estratégicos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse nesta 3ª feira (25.fev.2025) que a transição energética depende da mineração, visto que as tecnologias de energia renovável, baterias e eletrificação exigem minerais estratégicos como lítio, cobalto, níquel, cobre e terras-raras.

“É uma hipocrisia muito grande falar em transição energética e demonizar a mineração, porque não há transição sem os minerais críticos”, disse durante o painel “Estratégias para Segurança Energética no Brasil”, no evento CEO Conference 2025, organizado pela BTG Pactual, em São Paulo.

Silveira também falou sobre a importância da exploração da Margem Equatorial para reduzir os custos da transição energética. Ele aproveitou a fala para criticar o discurso ambientalista europeu.

“Nós não podemos, a despeito de um discurso que parte da Europa faz, pagar ainda mais caro do que já pagamos pela transição energética no Brasil”, afirmou.

“Por isso, eu defendo tanto a Margem Equatorial. Não há de se falar em deixar de produzir combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, se a questão do petróleo não é uma questão de oferta, mas de demanda. Enquanto o mundo demandar, não seremos nós que poderemos deixar de ofertar”, declarou.

MARGEM EQUATORIAL O governo pressiona o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para liberar estudos de exploração na Margem Equatorial.

Em 12 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ser necessário autorizar a pesquisa da Petrobras por petróleo na região. Segundo ele, há o desejo de explorar a commodity, e o Ibama não pode ser um órgão contra o governo.

“Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa, é isso que nós queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo ser um órgão contra o governo”, disse à época.

Lula não foi o único a criticar publicamente o órgão ambiental.

Na 3ª feira (18.fev), Silveira declarou que a posição do Ibama a respeito dos pedidos da petroleira estatal para estudar a região é “absurda”.

“É um absurdo sentar na mesa com o Ibama e ele não apontar o que falta, porque a Petrobras entregou tudo o que foi pedido. Se há uma decisão de não fazer, é eles que têm que se explicar […] se forma uma negativa, que aponte o motivo da decisão”, declarou Silveira, em conversa com jornalistas.

Por Poder 360.

Está gostando? Compartilhe!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lages Advocacia
Agronegócio | Direito Ambiental e Urbanístico | Direito Digital e Business Strategy | Direito Imobiliário | Direito Minerário | Direito Tributário

Horário de Atendimento
Segunda-feira a Sexta-feira
8h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00

contato@lagesadvocacia.com.br

Podemos ajudar?