Regulamentação de sistemas de armazenamento deve sair em dezembro,diz diretor da Aneel

Ricardo Tili diz que a agência deve abrir consulta pública sobre a tecnologia no começo do segundo semestre de 2024.

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tili, disse que a agência deve abrir consulta pública sobre sistemas de armazenamento de energia no começo do segundo semestre de 2024 e a agência deve fechar a primeira parte da regulamentação até o fim do ano.

A falta de regulamentação desta tecnologia para sua contratação e despacho pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem sido apontada como o principal empecilho para que sistemas de armazenamento possam participar do leilão de Reserva de Capacidade, previsto para ocorrer em agosto.

“Vamos regulamentar três pontos: a questão do acesso ao Cust [Contrato de Uso do Sistema de Transmissão], o tipo de outorga que será, e a primeira premissa que a gente parte é que bateria não gera energia, então não temos que ver se será uma outorga de armazenamento. E a terceira é o empilhamento de receita, já que as baterias podem ter mais de uma função e receber mais de uma receita”, disse ao Valor, durante o Congresso de Inovação na Distribuição de Energia Elétrica (Cide).

Depois tratados os temas, Tili diz que a agência deve discutir outras atribuições para os sistemas de armazenamento, como o uso de carros elétricos injetando energia na rede, baterias na rede de distribuição, entre outras coisas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou que as baterias teriam espaço no certame, mas recuou e a situação está agora em compasso de espera. Fontes do governo dizem que é pouco provável que essa tecnologia esteja apta a participar do evento em 2024 e consideram que para o leilão de 2025 é mais factível a inclusão dessa tecnologia.

O objetivo do leilão é contratar reserva de capacidade de energia para aumentar a segurança no fornecimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), em um contexto de forte inserção de fontes eólicas e solares, que possuem produção variável conforme as condições climáticas e não podem ser despachadas pelo ONS.

Valor Econômico.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/06/05/regulamentao-de-sistemas-de-armazenamento-deve-sair-em-dezembro-diz-diretor-da-aneel.ghtml

Está gostando? Compartilhe!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lages Advocacia
Agronegócio | Direito Ambiental e Urbanístico | Direito Digital e Business Strategy | Direito Imobiliário | Direito Minerário | Direito Tributário

Horário de Atendimento
Segunda-feira a Sexta-feira
8h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00

contato@lagesadvocacia.com.br

Podemos ajudar?