O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) voltou a afirmar que a Casa vem priorizando o avanço de proposições legislativas que englobem projetos sustentáveis para manter o Brasil na “dianteira dos negócios” da chamada economia verde. Entre as medidas, Lira destacou a aprovação ainda nesta semana do Projeto de Lei do Hidrogênio de baixo carbono.
“É importante criar as condições para o desenvolvimento das diversas rotas de hidrogênio, tendo em vista as variadas vocações nacionais na produção de insumos. Entre as diversas rotas possíveis, encontram-se as relacionadas à produção do hidrogênio a partir do etanol e de seus subprodutos”, afirmou Lira durante participação da 23a Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo.
No evento, o presidente da Câmara destacou que nesta terça-feira, 24 de outubro, a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara deveria votar o parecer sobre a regulamentação do combustível. No entanto, a votação foi adiada pela Comissão.
A aprovação do PL do hidrogênio pela Casa já vem sendo apontada por Arthur Lira desde setembro, quando ele sinalizou uma possível regulação do combustível voltada a sua produção a partir do etanol.
Lira citou ainda em seu discurso que a Casa deve avançar com discussões e deliberações envolvendo os biocombustíveis.