Autoridades se reuniram em Foz do Iguaçu, em evento às margens do G20.
Ministros do Clean Energy Ministerial (CEM) e da Mission Innovation (MI), assinaram um comunicado conjunto, nesta quinta-feira, no qual se comprometem a acelerar transições energéticas limpas, sustentáveis, justas, acessíveis e inclusivas. Os ministros estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR), em um encontro às margens das reuniões do G20.
A Clean Energy Ministerial (CEM) é um fórum global formado por mais de 15 países, como Brasil, Estados Unidos, China e Rússia, e a Comissão Europeia. É a primeira vez em 15 anos que o encontro termina com um comunicado.
O documento diz que os ministros reconhecem a importância da ação e do investimento na implementação de soluções disponíveis, bem como da pesquisa, desenvolvimento e demonstração de soluções futuras que mostram os muitos caminhos para a neutralidade global de carbono / emissões líquidas zero e como a cooperação multilateral.
“Estamos trabalhando com urgência para entregar resultados ambiciosos até 2030, para implementar as metas globais adotadas na 28a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e fazê-lo em apoio às nossas metas do ODS7 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) e metas de longo prazo”, afirma o comunicado.
Os ministros reforçaram o objetivo de temperatura do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2 °C em relação aos níveis pré-industriais e de buscar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C em relação.
“Comprometemo-nos a acelerar transições energéticas limpas, sustentáveis, justas, acessíveis e inclusivas, seguindo vários caminhos, como forma de promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo e alcançar nossos objetivos climáticos”, diz o texto.
Os ministros também dizem que irão se esforçar com urgência para pesquisar, desenvolver, demonstrar e implementar soluções de energia limpa em escala global e trabalhar com o Brasil em direção à COP30, com a inovação e o desenvolvimento de energia no centro.