Ministro de Minas e Energia diz que vai criar o ‘ONS dos combustíveis’

“O governo está muito preocupado em dar eficiência a toda a cadeia de combustíveis no Brasil”, aponta Alexandre Silveira.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse a jornalistas em Belo Horizonte que vai encaminhar projeto de criação do Operador Nacional do Sistema de Distribuição de Combustíveis, órgão que seria equivalente ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“O governo está muito preocupado em dar eficiência a toda a cadeia de combustíveis no Brasil. Temos um grande modelo que é o ONS. Nós queremos que o Operador que nós iremos criar seja complementar à ANP [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] como a ONS é para a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], a fim de que a gente possa ter segurança que toda vez que a Petrobras ou qualquer outra refinaria no Brasil ou importadora abaixe o preço, que esse preço chegue ao
consumidor”, afirmou Silveira.

O ministro disse que o órgão será privado com gestão compartilhada com o governo, como é feito no ONS. Ainda de acordo com Silveira, na gestão Lula (PT), o governo tem feito esforços para “abrasileirar” os preços dos combustíveis e que os preços dos combustíveis hoje estão, em média, 30% abaixo do que era praticado há um ano atrás. Ainda assim, há dificuldade em garantir que todos os postos de combustíveis reduzam os preços quando é feita redução nas refinarias.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, sugeriu que seja criado um sistema integrado, unindo poderes estadual, municipal e federal para ajudar na fiscalização de postos. Os executivos participam na manhã de hoje do 1o Encontro de óleo, gás e biocombustíveis para o fortalecimento da cadeia de produção industrial e comercial brasileira, realizado em parceria entre o Ministério de Minas e Energia, Petrobrass e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou que hoje Minas Gerais compra combustíveis de outros Estados e a Refinaria Gabriel Passos (Regap) tem condições e espaço para expandir a sua produção, garantindo autossuficiência no Estado. “Para nós é fundamental essa iniciativa de investir no Estado, é um ativo extraordinário, é uma grande virada no relacionamento da Petrobras com o Estado”, afirmou Roscoe.

Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/10/30/ministro-de-minas-e-energia-diz-que-vai-criar-o-ons-dos-combustiveis.ghtml

Está gostando? Compartilhe!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lages Advocacia
Agronegócio | Direito Ambiental e Urbanístico | Direito Digital e Business Strategy | Direito Imobiliário | Direito Minerário | Direito Tributário

Horário de Atendimento
Segunda-feira a Sexta-feira
8h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00

contato@lagesadvocacia.com.br

Podemos ajudar?