Utilização de fontes consideradas sustentáveis é maior no Nordeste e no Centro-Oeste, e menor no Sudeste.
Pesquisa da CNI realizada com executivos de todo o país revela que 51% das empresas industriais usam fontes renováveis de energia. A proporção é maior entre as companhias do Nordeste (62%), Centro-Oeste (61%) e Sul (55%), e menor no Sudeste (45%).
A utilização de energia renovável também é o principal foco de investimento dos industriais (42%) quando pensam em aumentar ações de sustentabilidade nos próximos dois anos, seguida pela modernização de máquinas (36%) e medidas para otimizar o consumo de energia, indicado como prioridade para 32%.
A energia solar é a fonte renovável que desperta o maior interesse entre os empresários industriais. Na amostra geral, 75% dos entrevistados disseram ter muito ou algum interesse em adotar esse tipo de energia. Em segundo lugar, aparece o hidrogênio verde ou de baixo carbono, com 19% e, em terceiro, a eólica, com 13%.
O levantamento mostra ainda que 86% das empresas têm ações para otimizar o consumo de energia, enquanto 83% implementam medidas para otimizar o usode água.
A pesquisa ouviu 1.004 executivos de empresas industriais de pequeno, médio e grande portes em todas as unidades da Federação. O levantamento foi feito entre os dias 3 e 20 de novembro.