Segundo a ministra, o mundo já vive as consequências do problema, e é preciso pensar no conceito de “mudança climática justa”: “Somos responsáveis por 80% dos recursos financeiros existentes no planeta”.
A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse, nessa quarta-feira (24), que as economias do G20 têm obrigação de liderar, pelo exemplo, o enfrentamento da crise climática. Ela ressaltou que o mundo já vive as consequências do problema e que é preciso pensar no conceito de “mudança climática justa”, com ajuda aos países em desenvolvimento.
“Gostaria de relembrar aos líderes do G20 que somos responsáveis por 80% dos recursos financeiros existentes no planeta. E somos responsáveis por 80% das emissões de gases que levam à mudança do clima”, afirmou a ministra, ao participar da abertura do evento COP28-G20 Brasil Finance Track: Tornando o financiamento sustentável disponível e acessível, na zona sul do Rio.
“Portanto, temos a obrigação de liderar pelo exemplo a fim de que possamos fazer o correto no enfrentamento desse problema”, completou. Em seu discurso, Marina citou as consequências já vividas no mundo, especialmente no Brasil, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as secas no Pantanal e na Amazônia.
Tragédia no RS, secas e risco de crise hídrica
“Temos a situação, inclusive, no meu país, com a situação no Rio Grande do Sul, em que milhões de pessoas foram afetadas por eventos extremos, e secas no Pantanal. Ao mesmo tempo, em uma das regiões com maior quantidade de recursos hídricos do mundo, vivemos seca, com risco de crise hídrica que afeta rios, como Solimões e Madeira, levando a colapso de transporte e energia”, disse.
A ministra defendeu a necessidade de se pensar o princípio de “mudança climática justa”, considerando que os países em desenvolvimento precisam de ajuda e os desenvolvidos devem liderar. Além disso, disse que “passou o tempo de se cobrar
uns aos outros” e ressaltou que é preciso levantar recursos públicos e privados para facilitar o acesso de países de renda baixa a financiamentow para lidar com a crise climática.
Marina Silva destacou, ainda, que estão disponíveis as respostas técnicas para combater o problema. “Temos boa parte das respostas técnicas para o enfrentamento a questão do clima, temos a quantidade de recursos financeiros, temos um esforço que vem sendo feito ao longo de décadas, que, se forem utilizados para fazer o que é necessário, poderemos ter um futuro de esperança para a vida no planeta e o futuro da humanidade”, afirmou.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/07/24/marina-silva-diz-que-g20-tem-obrigacao-de-dar-exemplo-ao-enfrentar-crise-climatica.ghtml