Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, participa de evento sobre energia eólica em São Paulo.
Em evento sobre energia eólica em São Paulo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que as energias renováveis podem impulsionar o processo de reindustrialização do Brasil.
O ministro lembrou que o desenvolvimento do setor eólico no Brasil, hoje, conta com mais de 26 gigawatts (GW) de capacidade instalada em energia eólica distribuídos em mais de 900 parques eólicos, por conta das políticas de incentivo iniciadas no Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa).
O setor eólico no Brasil prevê que a capacidade instalada inserida no Sistema Interligado Nacional (SIN) terá recorde em 2023 em relação a 2022, que também superou o ano de 2021. Silveira acrescentou ainda que o desenvolvimento de eólica
offshore — modalidade de geração de eletricidade em alto-mar — tem condições de apoiar o desenvolvimento e a produção do hidrogênio verde a fim de que o país deixe para trás a dependência de fertilizantes.
“Neste eixo, o Brasil prevê mais de R$ 600 bilhões em ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui acabar com a pobreza energética (…). “Já anunciamos mais de R$ 30 bilhões em projetos de hidrogênio verde”.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/09/12/energias-renovaveis-podem-impulsionar-a-reindustrializacao-do-brasil-diz-ministro.ghtml