Empresas estão diariamente sujeitas aos processos de mudança em inúmeras perspectivas, em um processo bastante dinâmico, complexo e, muitas vezes, interdependente, apresentados pela exposição global e econômica e pelos seus veículos ou meios de concretização.
Por isto, torna-se crucial a profunda compreensão das variáveis que circundam o ambiente que influencia e direciona a cultura dentro de uma companhia, atentando-se sempre para a constante necessidade de atualização dos principais fatores de gestão.
Uma cultura organizacional eficiente e bem transmitida possibilita a transformação do ambiente de uma empresa, acarretando uma maior objetividade, produtividade e, principalmente, maior sintonia e alinhamento entre todos os envolvidos.
Além disso, é notório que a cultura organizacional se desenvolverá havendo ou não um direcionamento dos gestores; mas, caso haja ausência dessa orientação, a consolidação desta cultura pode não ser saudável ou produtiva. Deve-se sempre desenvolver uma comunicação efetiva, com reconhecimento dos envolvidos e um programa de ação inclusivo.
Como complementação, nota-se que a cultura de inovação é algo bastante perseguido para a melhoria de desempenho e a vantagem competitiva. Existe uma complexidade considerável de fatores que envolvem uma cultura organizacional relacionada à cultura de inovação, evidenciando a necessidade frequente de sempre haver a busca pela otimização e atualização dos preceitos existentes. Há uma forte conexão entre inovatividade , cultura organizacional e cultura inovadora, possibilitando o esenvolvimento de um ambiente propício para a sedimentação de uma cultura voltada à inovação.
Neste contexto de inovação e transformação digital, na Digital Culture, o processo de desenvolvimento de uma liderança assertiva é de fundamental relevância para as organizações, principalmente em um ambiente com mudanças constantes. Independentemente de quais sejam as necessidades das companhias, é necessário entender em quais contextos devem se assumir as diferentes tipologias, bem como em quais processos elas devem ser aplicadas.
O comportamento de liderança é fundamental para o melhor direcionamento e conduta de empresas, uma vez que é por meio delas que serão direcionadas as ações e esforços para a construção das atividades de desenvolvimento.
Um líder, para que consiga estruturar e consolidar suas ações, deve possuir o talento de fazer e coordenar atividades, com superioridade de conhecimento e prática sobre atitudes e profissões particularmente solicitadas pela sociedade local , além de possuir superioridade de realizações devido a decisões intuitivas. Este profissional deve fomentar a liberdade intelectual de sua equipe, estabelecer autonomia como padrão de conduta e, claro, sempre inspirar seus liderados a ter sentimento de dono.
O líder digital precisa saber conviver com o risco e ter elevada resiliência, pois a maneira como ele reage e aprende com os erros da organização é o que faz a diferenciação dele dos demais integrantes da companhia.
Dessa maneira, torna-se fundamental o conhecimento amplo dos gestores para essa nova realidade, a busca por atualizações constantes e ferramentas e estratégias que auxiliem na elaboração de maneiras de trabalhar que tragam eficiência para cada tipo de função e organização presentes; além de ter facilidade na leitura das situações para assumir papéis e conduzir esforços para o melhor desempenho do time. Novos conceitos e tecnologias podem ajudar nessa jornada, mas é preciso adaptar se constantemente aos conceitos fundamentais de gestão com as necessidades da empresa, aprendendo e sempre buscando evoluir continuamente.