Cristiano Pinto da Costa acredita que o país tem potencial para ser um ator global de maior relevância em todas as fontes de energia.
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (18), o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa, se mostrou otimista com o uso de fontes de energia renováveis no Brasil e enxerga um futuro promissor para o setor no país.
“O Brasil já saiu na frente e já está na vanguarda. Mais da metade do consumo de energia vem de fontes renováveis, 85-87% do consumo de energia gerada no Brasil vem de fontes renováveis — hidroelétricas sendo a grande potência — e cada vez mais a solar crescendo no Brasil”, disse.
Cristiano acredita que o país tem potencial para ser um ator global de maior relevância em todas as fontes de energia, considerando a competitividade do óleo e gás.
Ele cita o Pré-sal como “extremamente competitivo”, do ponto de vista de custo unitário de produção e de intensidade de carbono.
“É um dos petróleos com mais baixa intensidade de carbono comparado com outras fontes de petróleo no mundo”, afirmou.
O presidente da Shell vê como positivas algumas medidas que estão em discussão no Brasil, como o projeto que regulamenta o mercado de carbono.
“Geração de energia solar, energia eólica em alto mar ou eólica offshore e, eventualmente no futuro coisas como sequestragem de carbono, hidrogênio, e créditos de carbono, com o marco regulatório sendo aprovado no Congresso, fazem com que o Brasil tenha a oportunidade de ser um ator em todo espectro de energia, conforme o mundo vai mudando a forma de consumir energia ao longo das décadas”, concluiu.
Por CNN Brasil.
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/brasil-esta-na-vanguarda-no-uso-de-fontes-de-energia-renovaveis-diz-presidente-da-shell-a-cnn/