Aportes estrangeiros e domésticos anunciados nessa área totalizaram 34,8 bilhões de dólares, em 2023.
Dados da ApexBrasil mostram que o Brasil já é o sexto destino global de investimentos estrangeiros em transição energética e o segundo entre os mercados emergentes.
Segundo o “Impulso das Exportações”, um boletim trimestral da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, os aportes estrangeiros e domésticos anunciados nesses setores totalizaram 34,8 bilhões de dólares, em 2023, com destaque para a geração de energia renovável e redes de distribuição.
Ainda segundo o boletim, o Brasil exportou mais de 255 bilhões de dólares até setembro desse ano. Entre os produtos apoiados pela Agência, tiveram ótimo desempenho as vendas de máquinas de energia elétrica (+47,3%), café não torrado (+53%), cacau em pó (+117%).
Os principais destinos das exportações brasileiras foram China (-1,2%), União Europeia (+4,9%), Estados Unidos (+10,3%) e Argentina (-29,2%), enquanto as regiões em que o Brasil mais ampliou sua presença em comparação com o mesmo período do ano passado foram Oriente Médio (+23,5%) e África (22,9%).