América Latina pode apontar caminho para transiçãoen ergética

Executivos do setor financeiro citam potencial da região para ajudar na descarbonização.
Os mercados emergentes podem apontar caminhos para investimentos no mundo, em especial a América Latina, diante do potencial que a região tem para impulsionar a transição energética global. A afirmação foi feita por executivos de bancos e instituições financeiras no FII Priority Summit, encontro internacional de líderes e executivos no Rio.

“A transição energética não é algo novo para o Brasil, o país está na vanguarda disso. Uma coisa que a América Latina pode fazer é impulsionar o que já tem. Na região, a média [de descarbonização da matriz energética] é maior do que no resto do mundo. Isso significa eletricidade verde, mas também redução de emissões”, disse o diretor administrativo do Goldman Sachs, John Greenwood.

Ele destacou a importância da América Latina no mercado de commodities, uma vez que a região tem a maior parte das reservas dos chamados “metais críticos”, fundamentais para a eletrificação de frotas e descarbonização. “Se estamos falando de transição energética, a América Latina está nessa liderança. Muitos países têm metas de carbono zero até 2030-2040 e eles não vão conseguir fazer isso sozinhos, vão precisar de créditos de carbono que existem aqui”, pontuou Greenwood.

O vice-presidente executivo e diretor de investimentos da Templeton Global Macro, Michael Hasenstab, observou que os investidores muitas vezes resumem os mercados emergentes à China. “Isso não é verdade, a China tem uma influência, mas não é tudo. Lugares como Índia, Brasil, México, Vietnã são exemplos proeminentes”, disse.

No mesmo painel, o diretor de desenvolvimento nacional do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, Jerry Todd, destacou que, entre os setores mais atrativos em países emergentes, estão infraestrutura, digitalização, automação, manufatura e energias verdes. Para ele, uma das formas de despertar o interesse de investidores nestes mercados é gerar confiança. “É preciso falar com clareza”, disse.

O co-fundador e diretor-presidente do Patria Investments, Alexandre Saigh, acrescentou que as economias emergentes estão crescendo a uma velocidade mais rápida do que as demais. “Em 25 anos, acho que teremos grandes resultados dos países em que investimos, como Brasil, Peru, Chile e México”, projetou.

Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/06/13/america-latina-pode-apontar-caminho-para-transicao-energetica.ghtml

Está gostando? Compartilhe!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lages Advocacia
Agronegócio | Direito Ambiental e Urbanístico | Direito Digital e Business Strategy | Direito Imobiliário | Direito Minerário | Direito Tributário

Horário de Atendimento
Segunda-feira a Sexta-feira
8h00 – 12h00 e 14h00 – 18h00

contato@lagesadvocacia.com.br

Podemos ajudar?