Ministro nota que, apesar da pior seca da história, o país não vive uma crise energética.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a pasta entrou na fase final de elaboração das regras do leilão de
reserva de capacidade de energia e que o objetivo é realizar o certame ainda este ano.
Segundo ele, ainda estão sendo debatidos aspectos como a modelagem do leilão e quais fontes de energia poderiam negociar, considerando transição energética e parque térmico.
No mercado, o leilão é aguardado, mas a expectativa que seja realizado este ano ainda é remota porque ainda depende de tramitações como a aprovação do edital pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Esse tipo de leilão tem como objetivo a expansão da oferta de energia e a garantia de continuidade do fornecimento de eletricidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN) com confiabilidade e segurança, mesmo em períodos críticos.
Em entrevista a jornalistas, após participar da abertura da ROG.e (antiga Rio Oil & Gas), Silveira disse que, apesar da pior seca da história, o país não vive uma crise energética, o que abre espaço para estruturar o leilão com “tranquilidade”.
Uma das medidas que foram adotadas para assegurar o armazenamento dos reservatórios, segundo ele, foi a redução da saída de água (vazão defluente) dos reservatórios de Jupiá e Porto Primavera, o que garantiu aumento de 11% na capacidade dos reservatórios do país.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/09/23/leilo-de-segurana-energtica-est-na-fase-final-de-elaborao-de-regras-diz-silveira.ghtml