Uso de baterias poderia viabilizar a entrada de fontes eólicas e solares no leilão, já que esses equipamentos podem armazenar energia em momentos de baixa demanda para ser usada no horário de ponta.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD/MG), anunciou que o governo realizará, em 2025, um leilão voltado exclusivamente para sistemas de armazenamento de energia. O setor esperava que o governo já incluísse esse segmento no leilão previsto para este ano, mas não tem data definida.
Em conversa com jornalistas depois de participar de um evento da Enel nesta quinta-feira (12), Silveira disse que vai abrir nos próximos dias uma consulta pública para discutir um futuro leilão exclusivo para contratação de baterias para armazenamento de energia.
O uso de baterias poderia viabilizar a entrada de fontes eólicas e solares no leilão, já que as baterias podem armazenar energia em momentos de baixa demanda para ser usada no horário de ponta. “A médio prazo, as energias intermitentes [eólica e solar] serão melhor acondicionadas na bateria e vão diminuir o custo da energia. O grande desafio é o planejamento. Não temos necessidade de sermos açodados e atropelar e, consequentemente, onerar o consumidor”, frisou.
O ministro voltou a prometer que o leilão de reserva de capacidade vai acontecer em 2024, apesar da descrença do mercado, já que a consulta pública foi aberta em março deste ano, com previsão original de realização do certame em agosto. Silveira disse que ainda estão sendo feitas análises sobre o volume de contratação do certame.
O desafio, segundo o ministro, é calcular a demanda necessária no leilão, para que sejam definidas as fontes que irão entregar a potência. Também não há definição sobre as fontes que poderão participar, o tipo de combustível a ser usado e a data do evento. “Quanto menos o sistema precisar, menos vai custar, em térmicas existentes contratadas no sistema e planejamento de térmicas novas”, afirmou.
Esse tipo de leilão tem como objetivo a expansão da oferta de energia e a garantia de continuidade do fornecimento de eletricidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN) com confiabilidade e segurança, mesmo em períodos críticos.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/09/12/governo-promete-leilo-exclusivo-para-sistemas-de-armazenamento-de-energia-em-2025.ghtml