O evento reúne representantes das maiores economias mundiais entre os dias 27 e 29, para discutir dimensão social da transição energética, financiamento de baixo custo para iniciativas sustentáveis, acesso universal à energia limpa e inovação em
biocombustíveis.
Começa nesta segunda-feira, no Minascentro, em Belo Horizonte, a 3a Reunião do Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20. O evento, organizado pelo Ministério de Minas e Energia, reúne representantes das maiores economias mundiais entre os dias 27 e 29, para discutir dimensão social da transição energética, financiamento de baixo custo para iniciativas sustentáveis, acesso universal à energia limpa e inovação em biocombustíveis.
Após a cerimônia de abertura da reunião técnica, o ministro de Minas e Energia concede coletiva de imprensa.
De acordo com relatório da BloombergNEF, o Brasil investiu US$ 34,8 bilhões em energias renováveis em 2023. O país é o líder na América Latina em investimentos na transição energética e está na 6a posição mundial. O país que mais investiu foi a China, seguido por Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França.
O Ministério de Minas e Energia coordena o Grupo de Trabalho Transições Energéticas. O Brasil país tem 88% de sua energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/05/27/grupo-de-trabalho-do-g20-discute-transio-energtica-em-mg.ghtml