No momento, as maiores preocupações da empresa no momento está relacionadas à sua cadeia de suprimento, disse Sérgio
Caetano.
Os bancos europeus já têm certa restrição em realizar algumas operações com a cadeia de óleo e gás, mas com a divulgação do plano de transição energética da Petrobras há mais boa vontade com a companhia, de acordo com o diretor financeiro da estatal, Sérgio Caetano.
No momento, as maiores preocupações da empresa no momento está relacionadas à sua cadeia de suprimento, diz o executivo, que participou do Seminário de Investimentos, Governança e Aspectos Jurídicos da Previdência Complementar (Siga). Por serem de menor porte, estas sim, podem ter maiores dificuldades com os bancos.
“As empresas de economia mista como a Petrobras são fiscalizadas pelos órgãos de controle. Embora o governo federal incentive a Petrobras a acelerar a transição energética, ainda há um conhecimento precário com a metodologia de contratação”, afirmou.
Segundo o diretor, o regime de contratação do setor público ainda não assimilou que deve ser feito um pagamento mais caro por serviços que levem em consideração o grau de sustentabilidade ou o nível que esses fornecedores estejam na cadeia de
transformação energética.
O executivo reiterou que a empresa pretende destinar até 15% do capex a projetos de baixo carbono entre 2024 e 2028. A medida foi anunciada em junho, com a revisão do plano estratégico da companhia. Anteriormente, referente ao período entre 2023 e 2027, a previsão era de 6%.
De acordo com o executivo, a companhia está confortável com as emissões do chamado “escopo 2”. De acordo com a classificação do GHG Protocol (Greenhouse Gas Control), as emissões de escopo 2, são as emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia. No caso do escopo 3, Caetano diz que ainda são um “gap” para a Petrobras. As emissões de escopo 3 são as indiretas não incluídas no escopo 2 que ocorrem na cadeia de valor da empresa, e consideradas as de mais difícil monitoramento.
Por valor Econômico.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/10/04/com-plano-de-transio-energtica-bancos-europeus-tm-boa-vontade-com-petrobras-diz-diretor-financeiro.ghtml