Apesar do discurso ambiental, o governo trava disputa interna em relação à exploração de petróleo na “Margem Equatorial”, a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nessa quinta-feira (31) que seu governo quer atrair mais “dinheiro verde” para o Brasil e, além disso, tornar a matriz energética brasileira “100% limpa”. Lula falou sobre o assunto em cerimônia, no Piauí, para lançamento do “novo PAC”, versão repaginada do Programa de Aceleração do Crescimento.
“Queremos que venha mais dinheiro verde para cá para investir nas coisas que precisamos. Queremos mudar a matriz energética desse país. Se o mundo acha que pode fazer essa transição enérgica, o nosso país pode fazer muito mais do que qualquer país. Queremos 100% de energia limpa e trazer mais gente para colocar dinheiro nesse país”, defendeu.
Embate sobre exploração de petróleo na “Margem Equatorial” Apesar do discurso ambiental do presidente, o governo Lula trava uma disputa interna em relação à exploração de petróleo na região conhecida como “Margem Equatorial”, faixa litorânea localizada no Norte do país, entre os Estados do Amapá e Rio Grande do Norte.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem travando um embate com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que tem blindado o Ibama de pressões pela liberação da licença ambiental.
A Petrobras quer perfurar um poço, localizado a 175 quilômetros da costa do Amapá e a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas, para confirmar se realmente existe petróleo que garante retorno econômico. O órgão ambiental negou o pedido de licença em maio deste ano.
Além disso, Lula disse novamente que o Brasil vai voltar a crescer. “Estamos de volta para dizer para vocês, empresários, trabalhadores, empreendedores, este país vai voltar a crescer. O Piauí vai voltar a ter investimento e nós vamos fazer todo esforço para colocar cada centavo no crescimento econômico. Não queremos crescimento econômico na mão de um só, mas sim na mão de todos que possam melhorar de vida”, afirmou.
Por Valor Econômico.
https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/08/31/lula-fala-em-matriz-energetica-100percent-limpa-e-atrair-dinheiro-verde-para-o-brasil.ghtml